sexta-feira, 5 de junho de 2015

Manual de apoio ao atendimento nutricional

Para você que tem seu consultório e sente falta de ferramentas para melhorar seu atendimento e para você que ainda não tem, mas pretende atuar nesta área, nossa apostila é o que você precisa!

São 31 páginas de conteúdo atualizado, elaborada por nutricionistas.


Conteúdo

ANAMNESE NUTRICIONAL  
LISTA DE SUBSTITUIÇÕES DE ALIMENTOS  
Orientações Nutricionais para Artrite Reumatóide  
Orientações Nutricionais para Diabetes  
Orientações Nutricionais para Dislipidemias  
Controle da Esteatose Hepática   
Como evitar ou diminuir os sintomas da Gastrite 
Orientações Nutricionais para Hipertensão e Dislipidemia  
Orientações Nutricionais para Hipertrigliceridemia  
Orientações Nutricionais para Obesidade  
Orientações Nutricionais para melhorar a Obstipação 
 
E muito mais

terça-feira, 2 de junho de 2015

Ministério da Saúde lança livro que estimula o consumo de alimentos saudáveis


Ministério da Saúde lança livro que estimula o consumo de alimentos saudáveis                                  


livro_alimentos_regionais_brasileiros-1Em comemoração ao Dia Mundial da Saúde, que este ano teve como tema a alimentação, o ministro da Saúde, Arthur Chioro, lançou nesta terça-feira, 7 de abril, o livro Alimentos Regionais Brasileiros, com comidas típicas de cada região e dicas de como cozinhar com mais saúde. O principal objetivo é estimular a população para o consumo de uma alimentação saudável capaz de promover saúde e mais qualidade de vida, reduzindo a obesidade, diabetes, hipertensão e outras doenças.
Dados da pesquisa “Vigilância de Fatores de Risco e Proteção para Doenças Crônicas por Inquérito Telefônico” – Vigitel 2014 – mostram que apenas um quarto da população brasileira (24,1%) consome a quantidade de frutas e hortaliças recomendada pela Organização Mundial da Saúde (OMS) em cinco ou mais dias da semana. Segundo a OMS, a ingestão necessária é de pelo menos 400 gramas desses alimentos diariamente. Esse consumo é ainda menor entre os homens, quando o índice é de 19,3%, e maior entre as mulheres, 28,2%.
Durante a cerimônia de lançamento do livro, o ministro ressaltou que, apesar dos resultados da pesquisa, a diversidade culinária e variedade de frutas e hortaliças do Brasil possibilita à população manter uma alimentação saudável.
A coordenadora de Doenças e Agravos Não Transmissíveis do Ministério da Saúde, Débora Malta, aconselhou a população a seguir as recomendações do novo guia. “Prefiram sempre alimentos in natura, ou minimamente processados, e preparações culinárias a alimentos ultra processados. Os alimentos On natura são as frutas e verduras, encontradas na natureza. Já, como exemplo dos minimamente processados, temos o arroz, que precisa ser descascado para ser consumido. Os alimentos ultraprocessados são os industrializados, como barras de cereais e macarrão instantâneo”, explicou a coordenadora.
Desenvolvido como complemento do Guia Alimentar para a População Brasileira, lançado em novembro de 2014, o Alimentos Regionais Brasileiros pretende incentivar especialmente o aumento do consumo de frutas, legumes e verduras. A publicação faz parte da premissa principal do Guia Alimentar que é a de a base da alimentação seja feita com alimentos frescos (frutas, carnes, legumes) e minimamente processados (arroz, feijão e frutas secas), além de recomendar que sejam evitados os produtos ultraprocessados (como macarrão instantâneo, salgadinhos de pacote e refrigerantes).
Além de orientar sobre o tipo de alimento (características e uso culinário), o Alimentos Regionais traz informações de como comer e preparar a refeição, uma lista de possíveis substituições para as preparações desenvolvidas, ressaltando a diversidade cultural brasileira. A intenção é proporcionar à população o conhecimento das mais variadas espécies de frutas, hortaliças, leguminosas, tubérculos, cereais, ervas, entre outros existentes no país.
Oficinas
Para a edição do livro, que revisa a versão de 2002, foram realizadas seis oficinas culinárias, uma em cada região do país e duas na região Nordeste. O foco foi o preparo de receitas culinárias contendo frutas, verduras e legumes disponíveis nos locais e pratos tradicionais da cultura alimentar dessas regiões, nas quais esses alimentos pudessem ser adicionados sem descaracterizar a comida.
O levantamento, realizado pela Coordenação Geral de Alimentação e Nutrição do Ministério da Saúde em parceria coma Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), instituições de ensino, pesquisadores e profissionais de saúde, é direcionado às famílias e também às pessoas que trabalham com a promoção da saúde da população – profissionais de saúde, agentes comunitários, educadores, entre outros.
Acesse a versão digital do livro: http://189.28.128.100/dab/docs/portaldab/publicacoes/livro_alimentos_regionais_brasileiros.pdf
Fonte: Gabrielle Kopko, da Agência Saúde

Retirado do site: http://nutrinews.com.br/home/ministerio-da-saude-lanca-livro-que-estimula-o-consumo-de-alimentos-saudaveis/

segunda-feira, 1 de junho de 2015

POP's - Procedimento Operacional Padronizado para Restaurantes

O que é o Procedimento Operacional Padronizado (POP)?

É um documento que descreve passo a passo como executar as tarefas no estabelecimento. É como uma receita de bolo, que deve ser seguida rigorosamente, para que tudo vá bem, O POP destaca as etapas da tarefa, os responsáveis por fazê-la, os materiais necessários e a frequência em que deve ser feita. Como os POPs são documentos aprovados pelo estabelecimento, por meio do responsável, é dever de cada manipulador segui-los. Lembrando que o POP é um anexo do Manual de Boas Práticas onde o mesmo deve ser referenciado.

Aqui você encontra diversos POPs prontos para serem aplicados.

CLIQUE AQUI E SAIBA MAIS
 

Vaga para Nutricionista em Duque de Caxias

Empresa
Confidencial
 
Salário
R$ 2300,00
 
Cidade
Duque de Caxias / RJ
               
Descrição da vaga
Nutricionista
formação: ensino superior completo.
horário: de segunda a sexta-feira das 07:00 as 17:00
salário: R$ 2.300,00 + 30% de periculosidade.
requisitos: necessário ter experiência como nutricionista de produção e planejamento, já ter trabalhado com sistema tecfood ou genial. ter fácil acesso a duque de caxias
atividades: irá participar da elaboração de cardápio, planejamento de custos, solicitar pedido de compras, acompanhar a produção, limpeza e organização do local, controle de ponto, uso de epi’s, etc.
local de trabalho: duque de caxias- rj

 
 

Vaga para Nutricionista em Maringá

Empresa
Alternativa Trabalho Temporário Ltda (via BNE)
 
Salário
A combinar
 
Cidade
Maringá / PR
                
Descrição da vaga
Gerenciar funcionários, assim como o local de trabalho. Disponibilidade de horários.