quarta-feira, 19 de agosto de 2009

Lista de Substituição de Alimentos

Neste local serão postados vários modelos de lista de substituição de alimentos.
Se você for utilizar em seu consultório, mande fazer uma arte legal colocando seu logo, porque assim fica mais padronizado.

Este material está disponível em: Manual de Apoio ao Atendimento Nutricional em Consultório 



13 comentários:

  1. Olá! Sou estudante de nutrição. Gostei da tabela, mas para os leigos seria bem interessante se disponibilizasse as calorias correspondentes aos grupos de alimentos, ou então as calorias totais de todos os grupos...

    Priscila

    ResponderExcluir
  2. No atendimento em ambulatório, tentei das 2 formas. Dependendo do paciente eu uso uma ou outra.
    Prefiro trabalhar com mudança no hábito alimentar envolvendo os grupos de alimentos e o valor nutricional dos grupos, e não que eles se preocupem com o valor calórico de cada coisa que comer.
    Alguns pacientes, principalmente os que frequentam academia, são mais preocupados com o valor calórico mas, eu pessoalmente, prefiro trabalhar da outra forma.
    Mas valeu pelo comentário....

    ResponderExcluir
  3. Também trabalho desta forma, acredito que a reeducação alimentar à partir da mudança de hábitos é mais eficaz...

    ResponderExcluir
  4. Oie vc tem modelo de dietas de 900kcal, 1200kcal, que va ate unas 2500. seria bem legal..obrigada

    ResponderExcluir
  5. Oi Leandra!

    Dietas prontas são muito pouco eficazes pois não levam em consideração a individualidade de cada cliente. Para que uma dieta seja realmente eficaz, ela deve proporcionar a mudança do hábito alimentar, e para isto precisa ser elaborada o mais próxima da realidade de cada pessoa, respeitando seus hábitos, preferências, horários. Além disso, para que possamos fornecer uma dieta para alguém, primeiro esta pessoa tem que passar por uma consulta individual, para podermos avaliar todas suas necessidades e elaborar a dieta especificamente para ela.
    Aqui no blog você vai encontrar orientações gerais e uma lista de substituição que com certeza poderão te ajudar a elaborar os cardápios!

    ResponderExcluir
  6. Oii!Sou estudante de nutricao e achei mto util esta tabela!Uma questao que sempre pega, no lance de definir porcoes para equilibrar o cardapio,seria a de pratos que incluem fortemente todos os grupos,sem predominancias =/ E que estao incluidos na vida dos pacientes.
    Estou iniciando no mundo dos blogs agora se puder de uma passadinha lá!
    abraço

    ResponderExcluir
  7. Ameeeei o Blog
    Gostaria de saber quais os alimentos para acelerar o metabolismo!
    Obrigadaa

    ResponderExcluir
  8. Adorei o Blog
    Voce poderia postar alimentos para acelerar o metabolismo??
    Obrigadaa!!

    ResponderExcluir
  9. Ameiii este blog....vcs estão de parabéns, ajudam muito a vida dos nutricionistas.

    Obrigadaaaa!!!

    ResponderExcluir
  10. estou fazendo um trabalho sobre isso e massa mas so ke ja pra recuperaçao

    ResponderExcluir
  11. Achei super interessante, no consultório também faço uso do método de reeducação alimentar. Considero muito mais eficaz. Tem uma maior aceitação e seguimento por parte do cliente, pq ele vai aproveitar melhor o momento da sua alimentação e não ficar se preocupando, aumentando sua ansiedade em contar calorias, e outra coisa... fica algo muito cansativo e logo o cliente desiste.

    ResponderExcluir
  12. Acho super interessantes, páginas como essta, para discutirmos nosso trablamos e métodos, trocas de experiências em busca de uma melhor atendimento, trazendo satisfação para nós profissionais que nos enchemos de alegria quando o cliente chega com um sorriso enorme dizendo que perdeu peso (caso essa seja a meta dele) ou que seu colesterol normalizou...
    Gostaria de trocar mais experiências, então, que tal criamos um grupo no msn para conversamos mais?
    Abraços. MS

    ResponderExcluir
  13. Gostaria de agradecer por disponibilizar a tabela, tem sido bem útil para mim. Acho este modelo bem mais interessante que aquele de calorias.
    bjo Katy

    ResponderExcluir

Deixe seu comentário ou sugestão para podermos melhorar!