terça-feira, 15 de setembro de 2009

Grupos de Alimentos

Os alimentos são divididos em 3 grandes grupos:
1. alimentos ricos em proteínas
2. alimentos ricos em carboidratos e gorduras
3. alimentos fontes de vitaminas e minerais

Alimentos ricos em proteínas

As proteínas são nutrientes que participam da multiplicação das células e, por isso, são essenciais para o crescimento da criança. Se compararmos o corpo com uma casa, elas seriam os tijolos, ou seja, a matéria-prima da estrutura. Assim como não pode existir uma casa sem tijolos, não é possível existir um organismo sem proteínas.
Elas são encontradas em todos os tipos de carne, como aves, peixes, vísceras (fígado, coração e rim) e também no leite, no iogurte, nos queijos, na salsicha, no presunto e nos ovos. Alguns alimentos de origem vegetal também são fontes de proteínas como o feijão, a soja, a lentilha, o grão de bico, a ervilha, as nozes e as castanhas.
Existe uma crença popular que atribui às proteínas a capacidade de fazer crescer. Não é verdade. A quantidade maior de proteínas não significa aumento do ritmo de crescimento. Exagerar nelas, não traz benefícios, ao contrário, pode prejudicar a saúde.

Alimentos ricos em carboidratos e gorduras

Os carboidratos e gorduras são fornecedores da energia que é utilizada pelo organismo, entre outras coisas, na fixação de proteínas. Isso os torna fundamentais no processo de crescimento da criança. Lembrando da casa onde as proteínas são os tijolos, a energia é a massa que cola um tijolo no outro.
A base da alimentação infantil são os carboidratos. Por serem de fácil aproveitamento, a maior parte da energia que o organismo da criança consome, precisa, diariamente, vir desse nutriente. São encontrados nos cereais (arroz, milho, trigo, aveia), macarrão, cará inhame, mandioca, pães, batata, batata-doce, cereais matinais, amido de milho, pipoca e farinhas de todos os tipos.
Já as gorduras, cujo metabolismo é mais difícil, fornecem mais que o dobro de energia dos carboidratos. As melhores fontes de gordura para a alimentação infantil são os óleos vegetais, o azeite e a manteiga.
Temos que saber que não existem nutrientes bons ou ruins, mas sim dietas balanceadas ou não. Exagerar ou deixar faltar qualquer um deles é prejudicial para a saúde.

Alimentos ricos em vitaminas e minerais

As vitaminas e os minerais são conhecidos como micronutrientes, pois estão presentes nos alimentos em quantidades bem pequenas. Existe uma enorme variedade desses nutrientes no organismo e cada um desempenha uma ou várias funções diferentes. Por isso a presença de todos é essencial para o funcionamento normal do corpo. Eles controlam o funcionamento do organismo e o crescimento das crianças.
Eles são necessários em doses bem pequenas, mas se faltarem por longo período prejudicam o crescimento e o funcionamento do organismo.
A criança que ingere vitaminas e minerais em quantidade inadequada corre o risco de crescer menos, sentir-se mais cansada, ter mais preguiça e ficar mais sensível a doenças, como a gripe.
As vitaminas e os minerais são encontrados em maiores quantidades nas verduras, nos legumes e nas frutas.

3 comentários:

  1. Estou precisando urgentemente de modelos de ficha técnica,ficha de saída e inventário alimentar .Desde já muito obrigada.

    ResponderExcluir
  2. Dê uma navegada no site, e veja se o que temos aqui pode te ajudar. Vá em formulários, ficha de preparação e em diário alimentar. É só procurar nos marcadores do lado direito do site. Se precisar de algo mais é só dizer!
    Boa navegação...

    ResponderExcluir
  3. Estou precisando urgentemente de modelos de ficha técnica,ficha de saída e inventário alimentar

    ResponderExcluir

Deixe seu comentário ou sugestão para podermos melhorar!