quarta-feira, 16 de dezembro de 2009

Preparo e administração da dieta enteral - Parte IV

Como administrar:

- Retirar a dieta da geladeira 30 minutos à 1 hora antes de iniciar a infusão da dieta. Nunca administrar dieta gelada ou quente.
- Seguir os horários e os volumes prescritos. Evitar pular refeições e nunca tentar recuperá-la dobrando o volume no próximo horário.
- Durante a administração o paciente deverá estar com a cabeceira da cama elevada (45º) ou se possível deverá ficar sentado.
- Após o término da dieta, mantê-lo nesta mesma posição por 20 minutos.

A dieta deverá ser administrada por gotejamento “gota a gota” ou através da infusão por seringa.

- Quando utilizar a seringa plástica: proceder o mesmo esquema de higienização dos frascos, guardá-la em caixa plástica com tampa ou deixá-la submersa na solução sanitizante, até o momento de uso.

- Quando a aplicação da dieta for por gotejamento: utilizar frasco específico e controlar o tempo de infusão, regulando o rolete do equipo (mangueira de fora).

Após cada administração é necessário lavar a sonda, injetando 30 ml (aproximadamente) de água filtrada ou fervida à temperatura ambiente, através da seringa .

Manter a sonda de nutrição fechada após a administração dos alimentos ou remédios.

Obs: Nos intervalos da dieta pode ser infundido mais quantidade de água, conforme prescrição do nutricionista ou médico.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentário ou sugestão para podermos melhorar!