A anemia ferropiva é considerada o principal problema nutricional a ser vencido na atualidade. Segundo dados publicados pela Organização Mundial da Saúde, há cerca de dois bilhões de pessoas portadoras dessa anemia. A fortificação de alimentos industrializados e o tratamento médico com sulfato ferro são as formas mais usadas no combate à doença, ambos com sucesso parcial. Entretanto, o uso de utensílios culinários de ferro no preparo das refeições também tem sido apontado, por alguns pesquisadores, como solução alternativa no tratamento e prevenção desta anemia.
Este artigo é discute essa solução alternativa e como os cuidados necessários e a indicação e contra-indicação da utilização destes utensílios, fazendo uma ampla revisão da literatura científica com objetivo de fornecer subsídio técnico científico aos profissionais que atuam na área da saúde pública, abordando a forma como os mesmos podem auxiliar na prevenção e combate da anemia ferropriva com eficiência.
http://d.yimg.com/kq/groups/15378130/1762241308/name/USO_PANELAS_FERRO_COMO_SUPRIMENTO_NECESSIDADES_FERRO.pdf
Muita gente pensa que é lenda. Mas já há muito se comprovou a interação entre os materiais e a elaboração das refeições, e, nas anemias ferroprivas, o auxílio das panelas de ferro é sempre muito bem vindo mesmo!
ResponderExcluirMas nao seria este ferro (panela de pressao) apresentado em outro tipo de molecula sendo esta nao absovivel pelo organismo humano?
ResponderExcluir