sexta-feira, 22 de outubro de 2010

Uso de panela de ferro na anemia

A anemia ferropiva é considerada o principal problema nutricional a ser vencido na atualidade. Segundo dados publicados pela Organização Mundial da Saúde, há cerca de dois bilhões de pessoas portadoras dessa anemia. A fortificação de alimentos industrializados e o tratamento médico com sulfato ferro são as formas mais usadas no combate à doença, ambos com sucesso parcial. Entretanto, o uso de utensílios culinários de ferro no preparo das refeições também tem sido apontado, por alguns pesquisadores, como solução alternativa no tratamento e prevenção desta anemia.

Este artigo é discute essa solução alternativa e como os cuidados necessários e a indicação e contra-indicação da utilização destes utensílios, fazendo uma ampla revisão da literatura científica com objetivo de fornecer subsídio técnico científico aos profissionais que atuam na área da saúde pública, abordando a forma como os mesmos podem auxiliar na prevenção e combate da anemia ferropriva com eficiência.

http://d.yimg.com/kq/groups/15378130/1762241308/name/USO_PANELAS_FERRO_COMO_SUPRIMENTO_NECESSIDADES_FERRO.pdf

2 comentários:

  1. Muita gente pensa que é lenda. Mas já há muito se comprovou a interação entre os materiais e a elaboração das refeições, e, nas anemias ferroprivas, o auxílio das panelas de ferro é sempre muito bem vindo mesmo!

    ResponderExcluir
  2. Mas nao seria este ferro (panela de pressao) apresentado em outro tipo de molecula sendo esta nao absovivel pelo organismo humano?

    ResponderExcluir

Deixe seu comentário ou sugestão para podermos melhorar!